sistema solar
Sistema Solar
1. DESENVOLVIMENTO
1.1 Astronomia
A Astronomia é a mais antiga das ciências, pois o ser humano sempre buscou compreender o funcionamento do Universo. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3.000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (calendários), para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que alguns povos, criaram mitos de deuses que eram representados pelos outros planetas e estrelas, estes acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.
1.2 O sistema solar
O sistema solar é um conjunto de corpos celestes que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas, também os asteróides, estrelas e meteoritos fazem parte deste conjunto.
Os Planetas que compõe o sistema solar são em seqüência: Mercúrio, Venus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Uma Curiosidade é que o sol não está posicionado exatamente ao centro da órbita dos planetas, razão pela qual os planetas podem encontrar-se, às vezes, mais próximos ou mais distantes do astro.
1.3 Origem do Sistema Solar
O sol e o Sistema Solar tiveram origem