sistema sanepar
Tratamento de Água - SP
Share on facebookShare on twitterShare on emailShare on printMore Sharing Services
Compartilhe:
29/11/2013
Sistema da Sanepar usa plantas no tratamento de esgoto doméstico
O interior do município de Coronel Vivida é o primeiro do Sudoeste a participar de um projeto piloto para tratamento do esgoto . A iniciativa está sendo implantada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), através do Programa Fundo Azul. O sistema, denominado 'Wetlands”, ou Zona de Raízes, consiste na utilização de plantas para o tratamento do esgoto doméstico. Neste projeto, sete propriedades localizadas na comunidade Anita Garibaldi estão sendo contempladas.
Nesta terça-feira (29) foi implantado o primeiro sistema modelo na propriedade de Iraci Teodoro dos Santos. Ele mora há 27 anos no local e considera muito importante a iniciativa, tendo em vista que, desde quando se mudou ao local, nunca havia sido feito algo do gênero. “Essa é a maior alegria do mundo, pois é uma grande oportunidade. A fossa aqui estava muito feia, pois ela foi feita há 27 anos, quando foi construída essa casa, e estava até hoje ali”, comemorou.
Comunidade
A comunidade Anita Garibaldi está situada na área das nascentes dos principais afluentes do Rio Jacutinga, manancial responsável por abastecer aproximadamente 18 mil moradores da área urbana do município.
Segundo a assistente social da Sanepar de Pato Branco, Marilucia Cyrino Rodrigues, o projeto está sendo implantado no local justamente com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de água de toda a bacia do Rio Jacutinga.
“Esse é o prosseguimento do projeto Fundo Azul, que iniciamos no ano passado, que é de implantação de sistemas alternativos de tratamento de esgoto na microbacia do Rio Jacutinga. O projeto concebeu 21 sistemas, entre fossa biodigestora, que é uma tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e