PIM - Planejamento de operações por categoria
O gerenciamento de categorias é uma ferramenta de gestão cujos benefícios são reconhecidos pelos varejistas, fabricantes e consumidores em todo o mundo. Na sua essência, mais especificamente em supermercados, o gerenciamento de categorias oferece soluções para as necessidades do consumidor, agrupando os produtos por afinidade de uso ou categorias em padrões de exposição onde os produtos são divididos em uma estrutura de departamentos e categorias. O foco principal é tentar definir qual a melhor estratégia para cada categoria adequando ao perfil de cada loja. Assim, é fundamental antes de iniciar qualquer processo, entender o perfil socioeconômico dos clientes da loja e os hábitos de consumo desta categoria. Dessa forma, encontrar a melhor decisão, quantidade e frequência.
Temos observado a importância de gerar uma estratégia para gerenciar determinadas categorias, visando um crescimento de vendas com lucratividade por meio de esforços para agregar maiores valores dos produtos ao consumidor final. A medida que o mercado evolui, os ciclos de vida dos produtos diminuem e, consequentemente a concorrência se intensifica, havendo a necessidade da elevação dos custos para se manter um bom nível de serviço ao consumidor pela disponibilização dos produtos no tempo e lugar exatos. Esses fatores têm obrigado os fornecedores e os demais membros dos sistemas de distribuição a procurarem estabelecer padrões de relacionamento mais cooperativos.
“Gerenciamento de categorias pode ser definido como o processo de administrar categorias como unidades estratégicas de negocio, visando obter não só uma melhor satisfação do consumidor, mas também melhores indicadores de desempenho e lucratividade” (PARENTE, Juraci, 1997, p.230-234).
Conceito ECR (Efficient consumer response)
Com os consumidores mais exigentes, as empresas tem aplicado muitas das técnicas utilizadas no contexto do ECR – Efficient consumer response (