Abastecimento de água em Londrina
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social.
O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infraestruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade.
Anexo 1 – Rede de esgoto em Regiões Brasileiras
Atualmente Londrina se encontra entre as dez melhores cidades do país em relação ao tratamento, coleta e distribuição de água no Brasil.
“Estamos em fase de conclusão de um sistema de tratamento de esgoto que vai cobrir a região sul de Londrina e parte de Cambé. Antes desse sistema, o pouco esgoto que era coletado na região tinha que ser bombeado para outras estações. Agora, o tratamento vai ser feito na própria região”, disse gerente geral da região nordeste da Sanepar, Carlos Roberto Pinto.
2 DESENVOLVIMENTO
A Organização Mundial de Saúde define o saneamento básico como "o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental ou social”. O saneamento básico tem como o seu principal objetivo zelar pela saúde do ser humano, tendo em conta que muitas doenças podem se desenvolver quando há um saneamento precário.
2.1 COMO FUNCIONA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM LONDRINA
O município de Londrina atua por meio de delegação da prestação dos serviços de água e esgoto, sendo os serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos sanitários, desde 1.973, prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná