sistema respiratório
PULMÃO: O pulmão é o principal órgão do sistema respiratório e são vísceras localizadas em cada lado do tórax, são esponjosos e envolvidos por uma membrana chamada de pleura. Os pulmões possuem três faces: face costal, diafragmática e fase mediastínica. O diafragma controla a respiração humana e serve de apoio para os pulmões.
Nariz e fossas nasais: Nariz: Situa-se no centro do rosto e a parte exposta recebe o nome de nariz externo e o interior recebe o nome de cavidade nasal.As fossas nasais são compostas por duas cavidades (aberturas) paralelas, que se iniciam nas narinas e terminam na faringe. A função delas é aquecer e filtrar o ar que entra no sistema. O septo nasal é o divisor entre as duas cavidades e formado de cartilagem. Na parte de cima das fossas, existem células sensoriais capazes de captar diferentes cheiros – o que chamamos de olfato.
Traqueia: Na imagem da radiografia, as setas indicam a traquéia centralizada (o discreto desvio para direita pode ser considerado normal). O órgão chamado de traqueia, consiste em um tubo com vários anéis de cartilagem. Esses, conduzem o ar pelo tórax e bifurcam na região inferior, formando os brônquios, e levam o ar aos pulmões. Ele tem a capacidade de reter partículas de poeira e bactérias que chegam por meio da inalação do ar.
Sistema Digestivo
Esôfago: na radiografia ta mostrando um Carcinoma espinocelular de esôfago (câncer). Obs: Existem duas formas comuns de câncer de esôfago: o Carcinoma Espinocular e o Adenocarcinoma. Estrutura responsável por levar o alimento ao estômago e liga a faringe até o estômago.
Estômago: Obs: Foi usado duplo contraste no exame. É um órgão muscular que faz a digestão dos alimentos, levando-os para o intestino delgado. Sua capacidade é de guardar aproximadamente um litro e meio de comida. Intestino: É onde ocorrem as etapas finais da digestão. Primeiro, no intestino delgado, o quimo é digerido e nela são adicionadas várias substâncias