sistema respiratório
TAMBÉM TORNA POSSÍVEL A VOCALIZAÇÃO – FALAR, CANTAR E RIR SÓ É POSSÍVEL PELA TENSÃO DAS CORDAS VOCAIS QUANDO AR EXALADO PASSA POR ELAS.
O SISTEMA RESPIRATÓRIO CONSISTE DE: FOSSAS NASAIS, FARINGE, LARINGE, TRAQUÉIA, BRÔNQUIOS E PULMÕES. É DIVIDIDO EM 2 PORÇÕES:
PORÇÃO CONDUTORA – VIAS AÉREAS (DAS FOSSAS NASAIS ATÉ AOS BRONQUÍOLOS).
PORÇÃO RESPIRATÓRIA – LOCALIZADA NOS PULMÕES E RESPONSÁVEL PELAS TROCAS GASOSAS.
POSSUI AINDA OUTRAS ESTRUTURAS:
PLEURAS – CAMADAS QUE REVESTEM OS PULMÕES.
MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS – REALIZAM MOVIMENTOS RESPONSÁVEIS PELA ENTRADA E SAÍDA DE AR.
VIAS AÉREAS
ESTRUTURAS QUE COMPÕEM O TRAJETO TUBULAR POR ONDE PASSA O AR DESDE QUANDO ELE ENTRA NO ORGANISMO ATÉ CHEGAR AOS ALVÉOLOS DOS PULMÕES. PELO MESMO TRAJETO, MAS NO SENTIDO OPOSTO, O AR SAI DO ORGANISMO.
ALÉM DE CONDUZIREM O AR, AS VIAS AÉREAS TAMBÉM O AQUECEM E O UMIDIFICAM.
AS VIAS AÉREAS SÃO FORMADAS PELAS FOSSAS NASAIS, FARINGE, LARINGE, TRAQUEIA, BRÔNQUIOS E BRONQUÍOLOS.
1. FOSSAS NASAIS
AS FOSSAS NASAIS COMPÕEM A PRIMEIRA PARTE DAS VIAS AÉREAS. LOCALIZADAS ACIMA DA CAVIDADE BUCAL. INICIAM-SE PELAS ABERTURAS EXTERNAS, AS NARINAS; ADENTRANDO-AS O AR PASSA PELOS VESTÍBULOS NASAIS QUE É UMA ÁREA CURTA RECOBERTA COM PELE E PÊLOS GROSSOS CHAMADOS VIBRISSAS, QUE CAPTAM AS PARTÍCULAS MAIORES EM SUSPENSÃO NO AR.
APÓS O VESTÍBULO, A CAVIDADE NASAL É FORRADA POR UMA MEMBRANA MUCOSA CUJAS CÉLULAS POSSUEM CÍLIOS QUE TAMBÉM AJUDAM NA LIMPEZA DO AR INSPIRADO, ELAS TAMBÉM PRODUZEM MUCO QUE RETÉM IMPUREZAS.
NAS PARTES LATERAIS DAS FOSSAS NASAIS ESTÃO OS CORNETOS OU CONCHAS NASAIS QUE SÃO MUITO VASCULARIZADOS E POR ISSO MANTÉM O AR NUMA TEMPERATURA ESTÁVEL, TAMBÉM AUMENTAM A SUPERFÍCIE DE CONTATO DO AR COM O MUCO,