Sistema Representativo Brasileiro
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PARTIDOS E LEGISLATIVO NO BRASIL
O SISTEMA REPRESENTATIVO BRASILEIRO
SÍNTESE
Márcia Aparecida Martins Penna
Restinga Seca, RS, BRASIL
2012
INTRODUÇÃO
Através da disciplina de Partidos Políticos e Legislativos no Brasil, pude conhecer mais de perto a estrutura política brasileira, conseguir olhar além daquilo que se vê na mídia, é bastante enriquecedor. Ao longo do semestre pude entender a cada dia um pouco mais, inclusive, compreender certas atitudes de políticos brasileiros. O SISTEMA REPRESENTATIVO BRASILEIRO
No Brasil os partidos políticos surgiram no império, porém sem nenhum poder de decisão, eram somente representações de elites poderosas que lutavam pelo poder, passando pelo Coronelismo da República Velha à Era Vargas.
Com o golpe militar de 1964 surgiram dois partidos: ARENA e MDB, esse bipartidarismo fez com que os eleitores se dividissem em quem era contra e a favor do governo, e aos pouco a oposição foi ganhando espaço.
A abertura política fez com que o multipartidarismo fosse reinstituído, uma estratégia do governo para fazer com que a oposição perdesse terreno, porém, com as primeiras eleições diretas para governadores de estado em 1982 à oposição ganha força e vence no sul e no sudeste.
Nessa época começa a luta pelas eleições diretas para Presidente da
República, que não ocorreu, mas que desenhou as alianças políticas que lutaram pela candidatura de Tancredo Neves a Presidente, fazendo com que fosse eleito pelo colégio eleitoral em 1984.
Surgem então os primeiros traços para desenhar a transição democrática que culminou ao longo do tempo no atual processo democrático brasileiro.
.
Começa ai uma nova estruturação para o sistema institucional brasileiro e em
1988 é promulgada a nova Constituição, que deu ao Brasil o formato “federalista, bicameral e