SISTEMA PRISIONAL
Acadêmica: Ana Gabriela Garcia da Silva
Profª: Ana Cristina Cabral
Disciplina: Psicologia Jurídica
Semestre/ano: 6º semestre Direito/ 2013
PSICOLOGIA
JURÍDICA
Sistema Prisional no Brasil
Santana do Livramento, novembro de 2013.
Universidade da Região da Campanha – Campus Santana do Livramento
PSICOLOGIA JURÍDICA
Sistema Prisional no Brasil
Trabalho desenvolvido na disciplina de
Psicologia Jurídica, indispensável para a aprovação do 6º semestre de Direito da Universidade da Região da Campanha sob orientação da Profª Ana Critina Cabral.
Santana do Livramento, novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO:
O presente trabalho, foi desenvolvido na disciplina de Psicologia Jurídica, com o intuito de pesquisa sobre o sistema prisional no Brasil. Suas características, o número de seus apenados entre homens e mulheres bem como, bem como apresenta algumas possíveis soluções.
2. DESENVOLVIMENTO:
A desestruturação do sistema prisional traz à baila o descrédito da prevenção e da reabilitação do condenado. Nesse sentido, a sociedade brasileira encontra-se em momento de extrema perplexidade em face do paradoxo que é o atual sistema carcerário brasileiro, pois de um lado temos o acentuado avanço da violência, o clamor pelo recrudescimento de pena e, do outro lado, a superpopulação prisional e as nefastas mazelas carcerárias.
Vários fatores culminaram para que chegássemos a um precário sistema prisional. Entretanto, o abandono, a falta de investimento e o descaso do poder público ao longo dos anos vieram por agravar ainda mais o caos chamado sistema prisional brasileiro. Sendo assim, a prisão que outrora surgiu como um instrumento