Sistema Orçamentário
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ESTÁGIO II
PROF. RAIMUNDO ALVES
TRABALHO SOBRE SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
FORTALEZA, SETEMBRO DE 2013.
INTRODUÇÃO
O sistema orçamentário é um artefato administrativo-contábil relevante para a tomada de decisão em uma empresa, pois representa uma antecipação da visão da empresa, traduzindo sua estratégia e oferecendo diretrizes de conduta. Sua composição e as razões para o seu uso (como forma de comunicação das metas, avaliando desempenho, sendo um instrumento de planejamento operacional e de formação da estratégia) parecem estar relacionadas às variáveis contingenciais que afetam a empresa, tais como a incerteza ambiental percebida, a estratégia em foco, a estrutura organizacional, a tecnologia empregada em seu sistema de informação e o seu porte.
Segundo o autor Welsch, orçamento empresarial é “o enfoque sistemático e formal na execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração”.
SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
O sistema orçamentário reflete a movimentação dos valores da empresa nas áreas financeira, econômica e patrimonial. Procura-se dar uma antevisão do que ocorrerá na empresa no próximo exercício.
Os principais objetivos são previsão da receita, fixação da despesa, descentralização de créditos e empenho da despesa, comparação da receita prevista com a sua realização e da despesa fixada com a sua realização, sendo, para tanto, necessário que os fatos de arrecadação da receita e liquidação da despesa passem obrigatoriamente pelas contas deste Sistema.
A empresa poderá utilizar algumas de suas peças em vez de todo o seu conjunto. Estas peças não oferecerão uma visão de conjunto, mas darão, à Direção da empresa, elementos capazes de oferecer informações na parte financeira. Algumas dessas peças são:
1 – Orçamento de Receita + VENDAS
2 - Orçamento de Produção
3 -