Sistema orçamentário
É um excelente instrumento de planejamento e controle de resultados que mensura, avalia e demonstra através de projeções os desempenhos financeiros da empresa e das unidades que a compõem. Acompanha e monitora o desempenho das atividades executadas no dia a dia, comparadamente com o plano traçado.
2 – De que maneira o orçamento pode ser utilizado como instrumento de controle?
O orçamento é um excelente instrumento de controle de todos os processos operacionais da empresa. O processo de planejamento e controle orçamentário é conhecido também como planejamento e controle financeiro ou planejamento e controle de resultados. Um orçamento não terá utilidade se não for possível exercer controle sobre os resultados projetados. A função de controle envolve também a geração de informações para tomada de decisões e correção do eventual desvio de desempenho em relação ao originalmente projetado. O sistema orçamentário deve possibilitar o controle das atividades projetadas, por meio de sistema de informação contábil.
3 – Quais são os três principais tipos de centros de responsabilidade?
Os três principais tipos de centros de responsabilidade são: a) Centros de Custos; b) Centros de Resultados; c) Centros de Investimentos
4 – Descreva três benefícios do planejamento orçamentário.
a) Facilita a delegação de poderes, pois define as responsabilidades de cada gestor;
b) Formaliza as responsabilidades pelo planejamento e pelo resultado que deve ser obtido por cada gestor;
c) Identifica os pontos de eficiência ou deficiência no desempenho das unidades.
5 – Descreva três limitações do planejamento orçamentário.
a) A elaboração e o acompanhamento do orçamento consomem tempo de profissionais que não são da área de controladoria, gerando insatisfações.
b) Quando existe alta volatilidade das variáveis econômicas e financeiras, os resultados projetados sofrem fortes distorções.
c) Inflexibilidade dos valores