Relatorio
RELATÓRIO DA QUALIDADE DO AR
MPB ENGENHARIA LTDA
ABRIL, MAIO, 2012.
INTRODUÇÃO
No presente relatório, procede-se à apresentação e análise dos valores do monitoramento convencional da qualidade do ar em dois pontos de influência a Rodovia SC-479. Os dados contidos no presente relatório são resultados do monitoramento no período de abril a maio de 2012. Na elaboração deste foram considerados apenas os valores com padrões estabelecidos pela resolução CONAMA n° 03 de junho de 1990.
Aos poluentes mensurados acompanha os dados compilados no mesmo período para os parâmetros meteorológicos, temperatura, velocidade e direção do vento, umidade relativa, pressão atmosférica e precipitação pluviométrica.
O relatório de monitoramento da Qualidade do Ar da MPB ENGENHARIA é elaborado com o intuito de se tornar um instrumento de consulta da qualidade do ar para verificar o atendimento aos limites estabelecidos na legislação, levantar dados para projetar sistemas de controle de emissões atmosféricas, verificar a eficiência dos sistemas de controle ambientais implantados e determinar fatores de emissões.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
Ao se determinar a concentração de um poluente atmosférico mede-se o grau de exposição dos receptores, (seres vivos em geral e materiais) como resultado final do processo de lançamento deste poluente na atmosfera e suas respectivas interações físicas e químicas. A degradação do ar compromete os processos fotossintéticos e prejudicam a vegetação terrestre e aquática, provocando mudanças climáticas e interferindo nos ciclos do nitrogênio, oxigênio e carbono, reduzindo a intensidade da luz.
O monitoramento da qualidade do ar envolve a medição da poluição nas escalas de tempo e espaço. Identificados os poluentes primários, busca-se a sua quantificação com o uso de equipamentos capazes de garantir que os dados gerados atendam aos objetivos do monitoramento e, possam ser comparados com os padrões de