Sistema Neurologico
É uma técnica Osteopática não é um método, pensada pelo Osteopata Norte
Americano que atendia pelo nome de Cathie, desenvolvida, publicada e veiculada pelo mundo a fora pelo Gênio Gentil MARCEL BIENFAIT dito pessoalmente que:
“Trata-se de uma antiga pratica de massagem clássica que esteve esquecida, não substitui nada, mas completa tudo”. A verdade basta! 2002
Pompage vem do Francês que no Brasil passa a ser aportuguesando para
Pompagem assim como garage\garagem, massage\massagem,drainage\drenagem ou viage\viagem então segundo os lingüistas “tanto faz”.
A palavra “Fáscia” que nos interessa foi inventada por osteopatas que, pelo que sabemos, foram os primeiros a ter noção de globalidade. Não são fáscias, como frequentemente se diz, mas “fáscia”. A palavra “Fáscia” no singular não representa uma entidade fisiológica, mas um conjunto membranoso, muito extenso, no qual tudo está ligado, em continuidade, uma única entidade funcional. Esse conjunto de tecidos que constitui uma peça única compreendida em 53 partes interfuncionais e que nos trouxe a noção de globalidade, sobre a qual se apoiam todas as técnicas modernas de terapia manual. Seu principal corolário, base de todas as técnicas, é que o menos tensionamento, seja ativo ou passivo, repercute sobre o conjunto.
Todas as peças anatômicas podem, dessa forma, ser consideradas mecanicamente solidárias entre si, em todos os campos da fisiologia.
O tecido conjuntivo representa, praticamente, 70% dos tecidos humanos. Seja qual for o nome que leve, tem sempre a mesma estrutura básica. Entre um osso e
uma aponeurose, por exemplo, não há diferença fundamental. São diferentes apenas na distribuição dos elementos constituintes e nas substâncias fixadas pelas mucinas de ligação.
Esse tecido conjuntivo parece-nos mal conhecido por nossa profissão. Ele ocupa, no entanto, um lugar considerável e vital em nossa fisiologia geral, lugar distante do papel puramente