Sistema Nervoso
O sistema nervoso se comunica com todas as partes do nosso corpo através de impulsos elétricos, que ocorrem entre seus bilhões de neurônios, podendo vir de forma voluntária ou involuntária (vias centrípetas e centrífugas).
Anatomicamente o sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, de acordo com o local que se encontram no corpo. O SNC (Sistema Nervoso Central) é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. E tem como função integrar e controlar o sistema nervoso, recebendo impulsos sensitivos do SNP (Sistema Nervoso Periférico) e utilizando esses impulsos para formular respostas para os mesmos.
O Sistema nervoso periférico é formado pelos nervos e gânglios. Os nervos ligam as partes do corpo e seus receptores ao SNC e os gânglios (massa de corpos de células nervosas) são associados aos nervos.
1.1 – SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O sistema nervoso central é uma estrutura única e contínua, constituída pelo encéfalo (protegido pelo crânio) e medula espinhal (protegido pela coluna vertebral). Envolvidas por três membranas conjuntivas denominadas Meninges. Estas meninges são: dura-mater, aracnóide e pia-máter.
A dura-máter possui consistência dura e resistente, é rica em fibras colágenas, vasos e nervos. A aracnóide é uma membrana mais fina, localizada entre a dura-máter e a pia-máter (ultima e mais interna das meninges, que contém o liquido cérebro espinhal ou liquor). O liquor é responsável pela nutrição do SNC e proteção contra choques mecânicos, evitando possíveis traumas.
ENCÉFALO
O encéfalo é formado por cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
CÉREBRO
O cérebro é a porção mais desenvolvida e mais importante do encéfalo, e é formado pelos hemisférios cerebrais (Telencéfalo) e diencéfalo.
O telencéfalo é compreendido pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, que são unidos pelo corpo caloso (estrutura constituída de fibras nervosas). Em cada uma destas regiões