Sistema Nervoso
O Sistema Nervoso controla todas as atividades físicas, conscientes e inconscientes, sendo formado por bilhões de células nervosas (neurônio) que captam informações vindas do interior e exterior do corpo. O sistema nervoso (SN), com base em critérios anatômicos, se divide em: Sistema Nervoso Central (SNC) que por sua vez é constituído de encéfalo e medula espinhal, e é responsavél por processar informações. Também por Sistema Nervoso Periférico (SNP) que apresenta nervos (12 pares cranianos e 31 pares de nervos espinhais), gânglios e terminações nervosas, e se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo. O sistema nervoso é envolto por membranas conjuntivas denominadas meninges que são classificadas como três: dura-máter, aracnóide e pia-máter. O líquor que é um líquido circundante entre a aracnóide e pia-mater e tem como função primordial a proteção mecânica do sistema nervoso central.
Os 12 pares de nervos cranianos partem do encéfalo, conectando-o a órgãos do sentido e músculos, principalmente aos localizados na região da cabeça. Atravessam o crânio por fissuras ou forames e podem ser aferentes, eferentes ou mistos. Eles podem desempenhar os sentidos: olfato, gustação, visão e audição. Como também a sensibilidade através do tato, pressão, temperamento e dor. Outra papel é a de desempenhar a ação motora por controle voluntário dos músculos estriados esqueléticos, secreção de glândulas e contração dos músculos cardíacos e lisos.
O nervo olfatório (I) é o primeiro par de nervo craniano, são completamente sensitivos, conduzindo impulsos associados ao sentido do olfato e suas fibras distribuem-se pela mucosa da cavidade nasal.
O nervo óptico (II) é constituído por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina. Conduz impulsos relacionados com a visão e é exclusivamente sensitivo.
O nervo oculomotor (III), nervo troclear (IV) e nervo abducente (VI) controlam os músculos que movem os olhos, onde o oculomotor apresenta