Heitor Villa Lobos
TEMA: HEITOR VILLA LOBOS
Maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos se destacou por ter sido o responsável pelo aprimoramento de uma linguagem musical nacional, tornando-se um revolucionário na medida em que provocou o rompimento com a música acadêmica ensinada nos institutos musicais no Brasil. As várias viagens que fez pelo interior do país foram de suma importância para sua obra.
Heitor Villa Lobos nasceu em 5 de março de 1887. Desde o início, sua vida foi marcada pelo nascimento prematuro de sete meses e na ocasião, falava-se que o futuro dos prematuros era o sucesso, coincidência ou não, assim quis o destino.
Ainda pequeno, foi uma criança travessa, sua mãe não dava conta de tanta traquinagem, seu pai tinha o costume de acorrentar o filho ao pé da mesa para que ele não fugisse. Aos seis anos começou a estudar música com o pai e a frequentar ensaios, orquestras e salões juntamente com seu genitor. A cada audição, o menino era arguido e a caso errasse os estilos ou notas, seu professor lhe aplicara um castigo.
Teve muitas moradas, no Rio de Janeiro passou pelo bairro das Laranjeiras e Lapa, morou uma temporada em Minas Gerais e em seguida voltou para o Rio. Após essas idas e vindas, seu pai morre em 1899. A situação da família ficou muito difícil, pois não tinham bens ou dinheiro, seu pai em vida, ganhara a vida como funcionário da Biblioteca Nacional do RJ. Após sua morte, Dona Noêmia, sua mãe, foi trabalhar passando roupa para fora e exigia que o filho mais velho, Villa, não se perdesse entre os músicos de rua e continuasse seus estudos no Mosteiro de São Bento.
Não demorou muito para que o constante contato com a música popular fizesse Villa tomar uma decisão extremada, fugiu para a casa de uma tia, por volta de 1903, já com 16 anos. Lá não tinha vida fácil, trabalhava tocando na noite, mas o dinheiro era muito curto, a solução encontrada foi vender os livros que o pai havia lhe deixado.