Heitor Villa Lobos
Biografia
Heitor Villa Lobos nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de
Laranjeiras, em 1887. Na infância, era carinhosamente chamado de Tuhu. Era de uma família humilde de origem espanhola. O pai, Raul, trabalhava na Biblioteca Nacional e escrevia livros didáticos. Músico amador, ele era um apaixonado por violoncelo. A mãe, Noêmia, era filha de um compositor de música de baile, mas queria que o filho fosse médico. Tuhu passou os tempos de menino fascinado pelas músicas tocadas também por sua tia Zizinha, que era pianista.
Cresceu numa casa em que saraus de música eram frequentes. Com 5 anos de idade, o menino começou a aprender violoncelo com o pai, que morreu quando ele tinha 12 anos. Ainda na infância, também Tuhu aprendeu clarinete. Participação de Heitor Villa-Lobos na Semana da Arte Moderna?
Durante a Semana de Arte Moderna de 1922, as composições de Villa-Lobos foram marcantes na programação. Contam que entrou no palco de casaca e chinelos, por causa de uma crise de ácido úrico que o impediu de usar sapatos. O público achou que aquilo era uma provocação.
Villa-Lobos foi vaiado em alguns momentos.
Villa-Lobos participou da Semana de Arte
Moderna de 1922 apresentando-se em três dias com três diferentes espetáculos.
Dias 13,15 e 17.
Curiosidades sobre Villa-Lobos
Em tentativa de homenagear Villa, usaram a data de seu aniversário ( 5 de março ) para comemorar o dia da música clássica. Aos 6 anos de idade começou estudar violoncelo em uma viola adaptada por seu pai.
Sua primeira composição foi aos 13 anos de idade, e intitulou a obra com o nome de '' Panqueca '' porém a partitura se perdeu.
Em 1915 realizou pela primeira vez um concerto com músicas próprias. Porém estrou apenas em 1922 como músico modernista na Semana de Arte moderna daquele mesmo ano realizada em
São Paulo, sendo vaiado pela platéia por sua música moderna, e pela sua vestimenta que em um dos concertos apareceu na apresentação de casaca e