Treino de For a no Atletismo Leandro campos
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
Treinamento de Força no Atletismo
Aluno: Leandro Campos da Silva RA: 8205973554
Série/Turma: 2° B
Professor (a): Kleber
Disciplina (a): núcleo de pratícas Desportivas
Taguatinga- DF, 2014.
Treino de Força no Atletismo
Atualmente o grande nível de exigência nos esportes, técnicos e atletas vem procurando diferentes métodos de treinamento que proporcione um melhor desempenho em suas modalidades, sendo a força uma das capacidades mais requisitadas em garnde parte dos esportes.
A força muscular é condicionada por vários fatores, sendo os principais, os fatores musculares e os neurais. Dentro dos fatores musculares destacamos, o tipo de fibra muscular, a área de secção transversal do músculo e os tipos de contração muscular.
Existem diferentes formas de manifestação da força, aquele que parece assumir maior impôrtancia para os lançadores é a força rápida.
Nas provas de potência do Atletismo foram desenvolvidas pesquisas para conhecer elementos que melhorem à performace desportiva, evidenciando treinamentos que melhorem a força rápida, a potência muscular, Moura (2001) relata que nas provas de saltos do atletismo, os atletas devem ser fundamentalmente portadores um alto nível de força, especialmente a força explosiva e a força reativa.
Delecluse et al (2010) realizaram uma pesquisa onde observaram os efeitos do treinamento em plataformas vibratórias na melhoria da força rápida em atletas velocistas, não sendo observadas melhorias significativas deste método do aumento da performace. Moura (2001) mostrou que o treinamento pilométrico é um dos meios para se obter ganhos de força e potência muscular em saltadores.
Materiais e métados
Este foi um estudo teórico de revisão sistemática da literatura. A revisão sistemática da leitura é uma forma de síntese das informações disponíveis em dado momento, sobre um problema específico, de forma objetiva e reproduzível,