Sistema Nervoso
8 pares da cervical
12 pares da torácica
5 pares da sacra
5 pares da lombar
O nervo ciático é um dos mais importantes. Ele incha e inflama o que causa dor no paciente. Que na maioria dos casos doem mais na mudança de clima.
A parte da frente do cérebro é motora e a de trás do cérebro é sensitiva. Sentimos com a de trás e mandamos para a da frente.
Na medula sentimos a dor pelo nervo sensitivo que transmite a dor para dentro da medula que vai sair no nervo motor que vai agir sobre algum órgão motor.
O sistema nervoso simpático e parassimpático representam os nervos do sistema nervoso periférico involuntário ( autônomo ). É divido em duas partes porque tem nervos que fazem funções e outros desfazem.
Simpático e parassimpático – diferenças –
1 - O simpático saem do meio da medula e o parassimpático do tronco encefálico e nas duas extremidades da medula ( começo e final da medula).
2 – no parassimpático tem um nervo muito grande que leva informação para os órgãos. Dentro deles forma-se gânglios e de dentro deles saem nervos pequenos. Já no simpático saem nervos pequenos da medula e torna-se um nervo maior para os órgãos.
--------------------------------- --- parassimpático
------------------------------------- simpático
3 - O sistema nervoso simpático esta ligado a todos os mecanismos de luta e fuga (contração, correr, acelerar nosso ritmo) já no parassimpático está ligado a todos os mecanismos de repouso e digestão (diminuir nosso ritmo).
PROTEÇÃO DO SITEMA NERVOSO – meninges, ossos, liquor e a barreira hematoencefálica. Tem toda essa proteção porque se houver perda de alguma parte do cérebro não ocorre reposição.
MENINGES – são capas de tecido conjuntivo. A externa é a dura – mater. a que fica no meio é a aracnóide porque fica entre as duas. E a pia mater é a interna porque é mais nobre e fica mais perto do cérebro.
O espaço subaracnóideo é por onde o liquido aracnóide vai entrar.