Esboço, controle motor.
1. Os controles motores são atividades de processamento de informação executadas pelo nosso sistema nervoso central que nos permite organizar, mover e coordenar os nossos movimentos e músculos. É um elemento essencial da vida humana e nos permite realizar muitas das nossas atividades diárias.
2. Estudo mais aprofundado sobre a origem e evolução das diferentes teorias de controle do movimento, assim como discutir e atualizar a influência de tais teorias na práticas na área de neurologia.
Principais funções do controle motor:
- Controlar a contração de músculos individuais,
- Controlar o momento de execução de um movimento,
- Planejar ajustes posturais adequados para determinados movimentos.
Sempre que realizamos um movimento, diversos processos ocorrem a nível molecular, celular, muscular e neural. Em todos esses níveis, a quantidade de subprocessamentos é grande, mesmo para movimentos simples.
As informações sensoriais são integradas em todos os níveis do sistema nervoso, começando na medula espinhal com reflexos relativamente simples, indo para o tronco cerebral com respostas mais complexas e, até o cérebro, onde são controladas as respostas mais complicadas.
O sistema motor gera movimentos de três tipos: reflexos, padrões motores rítmicos e movimentos voluntários, os tipos diferem entre si em sua complexidade e grau de controle voluntário.
Movimentos reflexos: têm respostas simples, rápidas, estereotipadas, involuntárias, que são integradas na medula espinhal.
Padrões motores rítmicos: combinam características de movimentos reflexos e voluntários. Podem ser modificados ou interrompidos por outros impulsos nervosos.
Movimentos voluntários: são complexos e sua execução melhora com a prática, os movimentos voluntários implicam atividade consciente no córtex cerebral e em padrões funcionais de áreas inferiores.