Projeto de aeronaves cap 1 e 2
1
CAPÍTULO 01 – PROJETO AERONÁUTICO: UMA DISCIPLINA À PARTE
1.1. O que é um projeto aeronáutico?
O projeto de aeronaves é uma disciplina separada da engenharia aeronáutica pois é diferente das disciplinas analíticas tais como aerodinâmica, estrutura, controle, e propulsão. Um projetista de aeronaves precisa estar bem informado a cerca destas e de outras especialidades, mas na realidade, gastará pouco tempo executando tais análises ao todo, a não ser que trabalhe em pequenas indústrias de aviões. Ao invés disto, o tempo do projetista é gasto, fazendo-se algo chamado de “projeto”, criando a descrição geométrica de algo a ser construído.
Aos principiantes, o “projeto” parece muito com “esboço” ou, no mundo moderno de hoje, “esboço assistido por computador”. O produto do projetista é um esboço, e o projetista passa o dia inclinado sobre uma prancheta de desenho ou na frente de um computador. Contudo, o mundo real do projetista é, na maioria das vezes, mental.
Se um projetista é talentoso, há muito mais do que ficar olhando o desenho.
Um bom projeto de aeronave parece que desliza, milagrosamente, pelas subseqüentes avaliações feitas pelos especialistas, sem sofre maiores mudanças. De alguma maneira, os trens de pouso encaixam-se no seu compartimento, os tanques de combustível ficam próximos do centro de gravidade, os elementos estruturais são simples e possuem peso leve, o arranjo global produz uma boa aerodinâmica, os motores são instalados de maneira simples e clara, e uma grande quantidade de detalhes similares parece que se ajustam perfeitamente.
Isto não é um mero acaso, mas sim o produto de uma grande quantidade de conhecimento acumulado e de um árduo trabalho feito pelo projetista. Esta apostila pretende, principalmente, fornecer as ferramentas e os conceitos básicos, requeridos para se produzir bons projetos, de forma a sobreviverem a uma análise detalhada com mudanças mínimas.