Sistema Nervoso
O tecido nervoso é constituído de células especializadas, responsáveis pela interação entre o organismo e o meio e também pelos mecanismos de regulação interna e coordenação.
O tecido nervoso, através das terminações nervosas, pode enviar impulsos a todos os órgãos para uma regulação imediata. Encontra-se distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações, que constitui o sistema nervoso.
Subdivide-se em dois grandes componentes: Sistema nervoso central (SNC) e Sistema nervoso periférico (SNP).
• O Sistema Nervoso Central (SNC) é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo por sua vez, é composto de vários órgãos: O cérebro, o diencéfalo, o cerebelo, a ponte e o bulbo. As informações captadas pelo organismo, tanto de origem interna como externa são encaminhadas a medula e ao encéfalo, onde são processadas e as respostas elaboradas.
No SNC encontramos duas porções distintas:
• Substância Cinzenta: Formada principalmente pelos corpos celulares dos neurônios e células da glia, contendo também prolongamento da neurônios.
• Substancia Branca: Constituída por prolongamentos de neurônios e células da glia. Seu nome deve-se é mielina, de coloração esbranquiçada, que envolve os axônios.
• Sistema Nervoso Periférico (SNP) é formado pelo conjunto de nervos cranianos e gânglios que partem do encéfalo e que nos peixes e anfíbios são em 10 pares, nos repteis, aves e mamíferos são em 12 pares.
Funções do sistema nervoso
Detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações dos estímulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno.
Organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de algumas funções do organismo, entre elas as funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas.
Origem Embriológica
O tecido nervoso se forma a partir do folheto embrionário externo, o ectoderme.