Sistema nervoso
Os sucos e a maioria das bebidas carbonatadas (com gás), por apresentam uma alta acidez ou estimular a produção de ácido pelo organismo, também devem ser evitados para diminuir a sensação de queimação que podem causar.
Pacientes com gastrite devem também evitar alimentos crus ou com casca e assim “facilitar” a digestão e evitar infecção com Helicobacter Pylori, bactéria presente na casca dos alimentos mal lavados e que provoca infecção no estômago.
Existe uma grande diversidade de alimentos que fazem parte dos pratos comuns ou não, assim as pessoas que sofrem de gastrite ou úlcera péptica, por exemplo, devem ficar atenta quanto aos alimentos ácidos que podem resultar em lesões no esôfago e boca, isto é, as famosas aftas. Há alimentos, sucos e uma grande quantidade de líquidos carbonatados que apresentar uma determinada acidez ou até mesmo tem a finalidade de proporcionar a estimulação de ácido pelo organismo, assim devem ser evitados por certas pessoas e consumidos moderadamente para amenizar a sensação de queimação resultante de ingestão dos mesmos.
Os principais alimentos ácidos são: abacaxi, laranja, limão, tangerina, caju, jabuticaba, romã, acerola, cidra, maçã Fuji, ameixas frescas e secas, morango, tomates, marmelo e outras. Você que possui algum problema relacionado a acidez deve evitar a ingestão destas e passar a ingerir alimentos que não possuem nenhuma taxa de acidez, como:
-Frutas doces: figo, banana, mamão, cana-de-açúcar, etc.
-frutas oleaginosas: amendoim, abacate, castanhas, coco, azeitona, nozes, avelã, amêndoa, etc.
-Frutas hídricas: melão e melancia.
-Feculentos: batatas, aipim, inhame, taioba, mandioquinha,