Sistema Nervoso e Drogas
Introdução
Sabe aquela sensação de fome, sono, dor, frio ou calor, cheiro bom de comida. De onde vem essas sensações? Essas sensações são estímulos enviados para nosso corpo atraves do nosso Sistema Nervoso. Isso mesmo, na nossa relação dia a dia com o mundo o nosso corpo tem milhares de estímulos e correspondemos esses estímulos a todo tempo. No decorrer deste trabalho veremos um pouco sobre este sistema do Corpo Humano, assim como sua composição e sua fisiologia. Veremos também um sobre as drogas. O que são? Porque causam tanto mal? Quais são as drogas prejudiciais ao Sistema Nervoso, seus efeitos e consequências.
1. O que é o Sistema Nervoso?
O Sistema Nervoso, também abreviado com SN é o responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, cordenando e regulando as atividades corporais.O SN é divido em 2 partes sendo Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).
2. Formação do Sistema Nervoso
2.1 Neurônio
O neurônio é a unidade funcional do SN. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
2.2 Sinapse Nervosa
A sinapse corresponde à região de contato entre dois neurônios, onde ocorre a liberação de neurotransmissores para que o impulso nervoso possa se propagar entre os neurônios de uma cadeia. Os neurotransmissores são liberados neste espaço porque as membranas dos neurônios não se tocam. Entre eles podemos destacar acetilcolina, adrenalina (ou epinefrina), noradrenalina, dopamina e serotonina.
3 Sistema Nervoso Central
O SNC é formado por Cérebro e Medula Espinhal.
3.1 Cérebro
O cérebro controla todos os seus movimentos, pensamentos, memórias, recepção de informações visuais nos vertebrados. Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. E uma massa de tecido esbranquiçado,