Drogas e o Sistema Nervoso
Drogas
& o sistema nervoso
Drogas, o que são?
Droga é toda substância não produzida pelo organismo humano e capaz de gerar alguma alteração em seu funcionamento. Denominamos essas substâncias de exógenas, ao passo que aquelas produzidas pelo organismo são chamadas de endógenas. Assim, podemos incluir nessa definição não só as drogas ilícitas, como a maconha e a cocaína, mas também todas aquelas que são permitidas pela lei, como a aspirina para dor de cabeça e as bebidas alcoólicas. Algumas drogas são capazes de alterar nosso comportamento e a maneira como nosso cérebro processa as informações que recebe do ambiente. Essas drogas são chamadas de psicotrópicas.
Drogas depressoras do Sistema Nervoso Central As drogas depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC) são substâncias que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique “desligada”, “devagar”, desinteressada pelas coisas. Nesse grupo de drogas está: Álcool, Inalantes, Ansiolíticos, Barbitúricos e Opiáceos.
O Álcool. As bebidas alcóolicas representam as drogas mais antigas das quais se têm conhecimento, por seu simples processo de produção. Obtidas pela fermentação de diversos vegetais, segundo procedimento no início primitivos e depois cada vez mais sofisticados, elas já estavam presentes nas grandes culturas do Oriente Médio e são utilizadas em quase todos os grupos culturais, geralmente relacionadas a momentos festivos.
Efeitos físicos e psíquicos do álcool.
Provoca um efeito desinibidor
Em caso de uso mais intenso, pode favorecer atitudes impulsivas e, no extremo, levar à perda da consciência chegando-se ao coma alcóolico
Com o aumento do seu uso, diminui a potência sexual.
O uso crônico de doses elevadas leva ao desenvolvimento de dependência física e tolerância.
Em caso de supressão abrupta do consumo, pode-se