Drogas e o sistema nervoso
Trabalho de Biologia
“Drogas e o Sistema Nervoso”
Profo: Josenilton
Aluno: Lucas Figueira André
Série: 2o A
Manaus- AM
2012
Introdução
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições. Droga é qualquer substância que, não sendo produzida pelo organismo, tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. Mas, há uma definição para as drogas que atuam diretamente sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), chamadas psicotrópicas. De forma resumida, as drogas psicotrópicas podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a atividade que exercem junto ao nosso cérebro: drogas depressoras, estimulantes e perturbadoras ou alucinógenas.
Sistema Nervoso
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável, é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia. O sistema nervoso se divide em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. * O sistema nervoso central é responsável nossos pensamentos e emoções, e onde ficam nossas memórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo. * O sistema nervoso periférico formado por nervos e gânglios localizados fora do sistema nervoso central. Os nervos conectam as partes do corpo com o sistema nervoso central e os gânglios são associados aos nervos.
As drogas psicotrópicas atuam nos neurônios de diversas formas dependendo da substância. Elas podem estimular ou inibir certos