Sistema nervoso simpático e regulação da pressão arterial
Tema: Sistema nervoso simpático e a regulação da pressão arterial
O sistema nervoso simpático (SNS) faz parte do sistema nervoso autônomo (SNA) o qual é responsável pelo controle involuntário de vários órgãos internos. As informações eferentes podem desencadear mudanças em diferentes partes do corpo simultaneamente e é basicamente um sistema de excitação, que ajusta o organismo a suportar várias situações como o estresse.
A pressão arterial (PA) é uma variável física que depende momento a momento de fatores que definem a entrada de sangue no compartimento arterial, deste modo o débito cardíaco é um fator que determina a PA, assim como a resistência periférica que é determinada pelos fatores relacionados aos vasos como comprimento e razão parede/luz além da viscosidade do sangue. Para manter a pressão arterial constante existem diversos mecanismos de controle da PA, um desses mecanismos é controlado pelos barorreflexores que são os principais reguladores momento a momento da pressão arterial. Os barorreceptores são terminações nervosas livres localizadas na adventícia, e funcionam com mecanoceptores. Deste modo, durante aumentos da PA há um estiramento da parede vascular levando a deformação e ativação dos barorreflexores. Eles se situam no arco aórtico onde os neurônios do barorreflexores se juntam ao nervo vago através do nervo depressor aórtico (que é um ramo do nervo vago) para atingir o sistema nervoso central (SNC) e também estão localizados no seio carotídeo, que é uma pequena dilatação na carótida interna localizada logo acima da bifurcação da artéria carótida comum. Os neurônios do barorreflexores do seio carotídeo vão se juntar ao nervo glossofaríngeo e vago, através dos quais são conduzidos ao núcleo do trato solitário (NTS).
Os neurônios do barorreflexores são bipolares, e os corpos celulares dos neurônios que inervam o arco aórtico estão localizados no gânglio nodoso, e aqueles dos neurônios inervando o seio carotídeo