sitema nervoso
Reginaldo P. Silva
1. Introdução.
O SNA é critico para a sobrevivência do indivíduo e da espécie porque regula a homeostasia e a reprodução. A homeostasia é a manutenção de um meio ambiente interno ótimo, incluindo a temperatura corporal e a composição química dos tecidos e dos líquidos. Regulando a atividade dos órgãos internos (vísceras) e da vasculatura, o SNA regula a circulação, a respiração, a digestão, o metabolismo, as secreções, a temperatura corporal e a reprodução.
2. Receptores sensoriais.
Mecanoceptores que respondem à pressão e ao estiramento estão localizados nos átrios, ventrículos, artérias carótidas e nos pulmões.
Quimioceptores ficam localizados nos corpos carotídeo e aórtico (respondem ao oxigênio), no bulbo (respondem ao íon hidrogênio e ao dióxido de carbono) e no hipotálamo (respondem aos níveis sangüíneos de glicose e às concentrações eletrolíticas). Outros quimioceptores estão no estômago, nos brotamentos gustativos e no bulbo olfativo e também respondem a compostos químicos.
Nociceptores são encontrados em todas as vísceras e nas paredes arteriais. Estes são responsivos ao estiramento e à hipoxia, assim como a substâncias químicas irritantes.
Termoceptores no hipotálamo são sensíveis a variações muito pequenas da temperatura do sangue circulante. Os cutâneos respondem às variações da temperatura externa.
3. Vias aferentes.
Medula espinhal – raízes dorsais.
Tronco encefálico – Nervos cranianos. Nervos facial (VII), glossofaríngeo (IX) e vago (X) conduzindo informação gustativa, enquanto os nervos glossofaríngeo e vago transmitem informação gerada nas vísceras
4. Regulação central da função visceral
Nervos cranianos núcleo solitário áreas de controle visceral na ponte e no bulbo e para Áreas moduladoras no hipotálamo, tálamo e sistema límbico.
As áreas moduladoras regulam a atividade das áreas que controlam diretamente uma determinada função. Por exemplo, o sistema límbico não controla