Historia de uma multa
Polícia aplica maior multa da história no noroeste paulista por queimada
Multa soma mais de R$ 2 milhões por causa de incêndio em Palestina (SP).
No ano passado, foram aplicadas 154 multas, contra 54 neste ano.
Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Tweet
A Polícia Ambiental aplicou nesta quarta-feira (25) a maior multa da história por crime ambiental na região noroeste paulista. Os policiais ambientais foram à sede de uma associação de fornecedores de cana em Orindiúva (SP) para entregar as multas. Juntas elas somam mais de R$ 2 milhões, o maior valor de autuação já aplicado na região.
Os documentos foram recebidos por um representante das duas fazendas, onde os incêndios teriam começado. O representante não quis dar entrevista. Em uma nova vistoria feita pela polícia na área atingida foi possível ver que o fogo destruiu 300 hectares no município de Palestina (SP), uma área equivalente a 300 campos de futebol, mais da metade de mata nativa, de reflorestamento e preservação ambiental. "O valor é alto devido ao estágio da vegetação, por ter atingido área de preservação permantence. A gente vê também se o incêndio foi combatido de forma eficaz, se foram tomadas medidas preventivas contra o incêndio", afirma o tenente da Polícia Ambiental Luiz Antônio Vaserino. saiba mais
Bombeiros registram 36 incêndios em Rio Preto e região em dois dias
Incêndio queima área equivalente a 10 campos de futebol em Rio Preto
Incêndio atinge reserva ambiental pela 6ª vez em 30 dias em Rio Preto
Quase uma semana após a queimada ainda era possível ver focos de fumaça. Em uma caminhada por uma das matas que ficou completamente destruída, é possível encontrar árvores, de quase meio século, totalmente destruídas. A perda poderia ser evitada com aceros, que são faixas sem vegetação que separam as plantações de áreas de preservação.
Apesar dos estragos e de 2013 ainda não ter acabado, o número de multas aplicadas do começo do ano até agora