Sistema nervoso periférico
CONCEITO: Sistema Nervoso Periférico, ou simplesmente SNC, é a parte do Sistema Nervoso que situa-se fora do Sistema Nervoso Central (SNC).
Anatomicamente o SNP divide-se em: Nervos (espinhais e cranianos), Gânglios e Terminações Nervosas.
NERVOS são cordões esbranquiçados que se constituem por feixes de fibras nervosas reforçadas por tecido conjuntivo. A função dos nervos é a condução, através de suas fibras, de impulsos nervosos do SNC para a periferia (impulsos eferentes) e da periferia para o SNC (impulsos aferentes).
Em geral, as fibras que constituem os nervos são mielínicas com neurilema. Exceto o nervo óptico que é constituído somente por fibras mielínicas sem neurilema, e o nervo olfatório cujas fibras são amielínicas com neurilema (fibras de Remark).1
Os feixes paralelos de axônios que constituem os nervos são circundados por três bainhas de tecido conjuntivo: endoneuro, perineuro e epineuro. O endoneuro separa individualmente os axônios, o perineuro circunda os fascículos, que são feixes de axônios, e o epineuro envolve todo o tronco nervoso. O epineuro é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo, o mesoneuro. Esses tecidos conjuntivos servem para proteção dos axônios e a glia, e também suportam as mudanças de comprimento sofridas pelos nervos durante a realização de movimentos. Ramos artérias que penetram no tronco nervoso levam o suprimento sanguíneo até os nervos periféricos, e estes suprem os órgãos ou estruturas somáticas. Os nervos periféricos somáticos geralmente são mistos. 3
Nervos Sensitivos – neurônios sensitivos (aferentes) conduzem os impulsos para o SNC.
Nervos Motores – neurônios motores (eferentes) conduzem os impulsos que se distanciam do SNC.
Obs. Não existem nervos que sejam apenas motores, pois todos os nervos motores contém algumas fibras proprioceptivas, que conduzem informações sensitivas ao SNC.
Nervos Mistos – são compostos de neurônios sensitivos e motores em