sistema nervoso periférico
O sistema nervoso periferico, ou simplismente SNP, é o responsável por mandar as informaçoes que o corpo recebe do meio exterior para o interior, ou seja, quando se esta lendo um livro, conversando com alguém ou mesmo ouvindo música, é esse sistema o responsável por mandar tais informaçoes para o cérebro. Seus componentes são os nervos, glanglios e terminaçoes nervosas.
Os nervos são feixes de fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo. Tais fibras são constituídas por um axonio e suas bainhas envoltórias. Os grupos de fibras nervosas formam os feixes ou tratos do sistema nervoso central e os nervos do sistema nervoso periférico.
Os axonios do tecido nervoso do adulto são envolvidos por dobras únicas ou múltiplas formadas por uma célula envoltória. Nas fibras periféricas a célula envoltória é a célula de Schwann. Os axonios de pequeno diametro são envolvidos por uma única dobra de célula envoltória, constituindo as fibras nervosas amielínicas, já nos mais espessos a célula envoltória forma uma dobra enrolada em espiral em torno do axonio. Quanto mais calibroso o axonio, maior o numero de envoltórios concentricos provenientes da célula de revestimento. O conjunto desses envoltórios é denominado bainha de mielina e as fibras são chamadas fibras nervosas mielínicas. Tanto nas fibras mielínicas quanto nas amielínicas as porçoes de membrana da célula envoltória, que sem prendem ao axonio e á superfície da célula envoltoria, constituiem os mesaxonios (interno e externo).
Fibras Mielínicas
Nas fibras mielínicas do SNP, a membrana plasmática da célula de Schwann se enrola em volta do axonio. Essa membrana enrolada se funde, dando origem á mielina, um complexo lipoprotéico branco que é parcialmente removido pelas técnicas histológicas. Assim, a mielina é constituida por diversas camadas de membrana celular modificada. Essa membrana tem maior porçao de lipidios que as membranas celulares em geral.
A bainha de mielina se interrompe em