Sistema nervoso entérico
A nutrição na idade adulta enfatiza a importância da dieta de manutenção do bem-estar e prevenção de doença. O papel da nutrição expandiu-se significativamente e agora é visto como uma ferramenta que pode ser utilizada não apenas para impedir doenças, mas para promover saúde (qualidade de vida). Estudos afirmam que as principais causas que levam à morte – doenças cardíacas, câncer, acidente vascular cerebral (AVC), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e lesões não intencionais – podem ser atribuídas, pelo menos em parte, aos comportamentos e fatores ambientais (United States Department of Health and Human Services, 2000).
NUTRIÇÃO DEFENSIVA
A nutrição defensiva para adultos no século XXI enfatiza fazer escolhas saudáveis para promover o bem-estar e sustentar os sistemas orgânicos para um ótimo funcionamento durante o envelhecimento.
Um paradigma de nutrição defensiva para adultos deve:
1) Maximizar o suporte para sistemas orgânicos;
2) Otimizar a integridade gastrointestinal e a função imunológica;
3) Garantir a manutenção de um peso corporal e nível de adiposidade saudáveis, e
4) Ajudar a prevenir a síndrome metabólica e doenças crônicas relacionadas
Uma ferramenta nutricional amplamente utilizada para guiar as pessoas no sentido de fazerem escolhas alimentares é o Guia da Pirâmide Alimentar do USDA (United States Department of Agriculture, 1992). Há mais de uma década, a pirâmide do USDA vem sendo revisada para refletir sobre pesquisas atuais sobre nutrição e saúde. Por exemplo, a Clínica Mayo introduziu uma versão, em 2002, intitulada “Pirâmide do Peso Saudável” (Health Weight Pyramid), onde coloca as frutas e hortaliças na base da pirâmide, os grãos integrais na segunda camada da pirâmide e ressalta o exercício físico como um componente importante.
A saúde ótima por toda vida envolve a capacidade do organismo de não apenas assimilar os nutrientes, mas também de limitar o acúmulo de toxinas potencialmente