indicadores sociais
O sistema de contas nacionais e a conseqüente mensuração dos agregados, possibilitam uma avaliação quantitativa do produto que uma economia foi capaz de gerar, porém não se pode medir a qualidade de vida da população utilizando o produto agregado. Para se mensurar o desempenho de uma economia é preciso confrontar o tamanho do produto, com o tamanho da produção, ou seja, devemos analisar o PIB per capita,alem de avaliar de que forma a renda gerada no pais é distribuída e como esta renda é revertida a população.
“O crescimento econômico diz respeito à elevação do produto agregado do país e pode ser avaliado a partir das contas nacionais. Desenvolvimento é um conceito bem mais amplo, que leva em conta a elevação da qualidade de vida da sociedade e a redução das diferenças econômicas e sociais entre seus membros.”
Portanto, a elevação do produto agregado não significa a elevação da qualidade de vida.
Objetivo
O objetivo do trabalho é mostrar a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento , dando como exemplo dois países, Brasil e China.
O Brasil está entre os 15 países com maior PIB do mundo, contudo, quando se analisa o PIB per capita do país, percebe-se que a qualidade de vida não é tão boa como a dos outros, enquanto na relação do PIB, o pais estava em 7º lugar, na relação de países com maior PIB per capita, esta em 54º. Pois apesar de ter um alto produto interno bruto, o coeficiente de gini (que avalia a distribuição de renda no país)brasileiro está muito longe do ideal, no 117º lugar, próximo a países como
Serra Leoa e Paraguai.
A China, está em segundo lugar no ranking do PIB, e em segundo lugar no ranking do PIB per capita, vivendo a mesma situação brasileira, pois, segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Planejamento Familiar da