Indicadores sociais
Disciplina: Projeto de Pesquisa em Contexto Específico
Os Indicadores Sociais na Avaliação de Programas e Projetos
Alunas
Valeria Santos
Maria das Dores Ramos
Rebeca Conceição
Joseline Nunes da Silva
Aldenizia Américo
Trabalho apresentado a Professora Cleide da disciplina Projeto de Pesquisa em Contexto Específico para obtenção de nota da turma 2013.1, turno noturno, do curso de Serviço Social.
INTRODUÇÃO
A temática apresentada sobre indicadores sociais que o designa como índices diferentes usados para a avaliação da situação socioeconômica de uma sociedade, como também para análise e acompanhamento de políticas públicas ou mudança social. Tem sua relevância desde o seu aparecimento quando as estatísticas começaram a ser coletadas até sua consolidação nas elaborações de atividades em diferentes esferas de governo. Ressaltamos que a avaliação dos indicadores sociais tem sido aprimorado de acordo com às mudanças institucionais, com o planejamento plurianual e na gestão dos ministérios administrativos.
Contudo, destacamos sua relevância ao melhor e maior acesso que a sociedade civil pode ter na fiscalização de gastos público, como também a eficácia da informação mais estruturada nos dados estatísticos e administrativos que utilizam as tecnologias de informação para disseminar os indicadores com maior esclarecimento na forma de tabelas, gráficos mapas e modelos quantitativos.
Dentro deste cenário abordaremos a sua importante articulação nos programas e projetos que os indicadores sociais interagem com avaliação e monitoramento na construção destes programas. Pode-se considerar que os indicadores sociais nesse planejamento é uma forma de incorporar novas dimensões e fidelizar as informações, para não acabar gerando expectativas acima do que era passível de realização.
Desde então, discute-se também os déficit desses indicadores no processo de formulação e elaboração de programas, face a este