Indicadores sociais
O tema indicadores sociais , configura-se em uma discussão recente, porém, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão. A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais. Dessa maneira o presente trabalho tem a função de mostrar a atual situação desses indicadores através da ótica do serviço social.
a elaboração de um diagnóstico da problemática social local e a importancia dos indicadores sociais.
Segue a notícia:
IDH de Alagoas é apontada pela ONU como a unidade com o pior desenvolvimento humano do Brasil. Estado ocupa vergonhosa liderança.
Divulgado na última segunda-feira (29), o estudo das Nações Unidas denominado “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, que colocou Alagoas em último lugar no País em termos de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), foi recebido por especialistas, pela população e por alguns representantes da classe política com indignação, mas, sem muita surpresa.
O IDH é utilizado para medir a qualidade de vida da população e leva em conta os fatores longevidade, renda e educação. O índice vai de 0 a 1 e quanto mais próximo de zero, pior o índice de desenvolvimento humano. Em Alagoas, o índice é de 0,677. O Estado também tem cinco municípios no grupo dos piores em termos de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país.
Em Alagoas, o pior resultado é o de Inhapi, com IDHM