Indicadores Sociais
Hoje os indicadores e fotografias são o que temos de mais adequado para retratar a realidade das condições de vida de uma comunidade, embora essa realidade não possa ser retratada somente por fotografias, da mesma forma, um diagnóstico socioeconômico consistente não pode resumir em apenas um ou alguns indicadores quantitativos. É preciso construir indicadores que se ajustem aos aspectos que serão analisados na realidade social, e que o seu diagnostico seja de forma confiável para fornecer resultados o mais próximo possível do interesse que possa contemplar as realidades que se deseja compreender e mensurar, para a partir daí que sejam elaboradas e implantadas as políticas públicas necessárias a resolução dos problemas detectados.
Os indicadores servem para retratar, aproximar e mostrar a realidade para onde se deve investir em ações que possam melhorar as condições de vida e as carências sociais da população, a fim de subsidiar programas nas áreas da educação, saúde, saneamento e etc. Eles são de grande utilidade para os diversos segmentos sociais, desde que envolvam instituições competentes na sua formulação.
Pior do que não termos nenhum indicador ou informação para uma determinada dimensão da realidade social é dispormos de um dado pouco confiável, que nos conduza a análises ou decisões equivocadas. Quais são as implicações que essa assertiva nos traz?
Da mesma forma que os indicadores servem para retratar, aproximar e mostrar a realidade para onde se deve investir em ações que possam melhorar as condições de vida e as carências sociais da população, a fim de subsidiar programas nas áreas da educação, saúde, saneamento e etc, eles quando não são de fontes confiáveis, mau interpretados ou utilizados de maneira isolados, ou seja, quando não guardam