Dons do Espirito Santo
Ro 12, 1 Co 12 e Ef 4 O Apostolo Paulo advertiu à Igreja em relação aos Dons Espirituais dizendo que: Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero irmãos, que sejais ignorantes. 1 Co 12:1. Para entendermos essa passagem, temos que falar sobre o que é a palavra Dom. No hebraico é Charisma, que quer dizer graça, presente não merecido ou dádiva. O Salmos 68:18 diz: Tu subiste ao alto, levando os teus cativos; recebeste dons dentre os homens, e até dentre os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles; também Ef 4:8 fala sobre isso. A palavra Charisma também esta explicita em Ro 6: 23 que diz: O salario do pecado é a morte; mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Existem outras passagens que a palavra dom tem outros significados, embora esse sejas o mais usado. Em I Co 12:1, lemos: “A respeito dos dons espirituais...”, onde a palavra grega pneumatikós significa, mais literalmente, “coisas espirituais”, ou simplesmente, “espirituais”. Porém, no resto desse mesmo capítulo quando o assunto é elaborado por Paulo, a palavra charismata é usada cinco vezes.
- Energêmata – dá o sentido de operações, obras, realizações.
O que é Dons Espirituais?
Dom espiritual é um atributo especial, dado pelo Espírito Santo a cada membro do Corpo de Cristo, de acordo com a graça divina, para ser usado dentro do contexto do Corpo.
Na prática, Dons são ferramentas dadas por Deus para: Ef 4:12
1. Aperfeiçoar os santos;
2. Para a obra do ministério (proclamação do Evangelho);
3. Edificação do corpo de Cristo;
Existe diferença entre dom, habilidade e talento natural.
Basicamente o dom é dado após a conversão, ou seja, o crente não sabia fazer algo, mas impulsionado pelo Espirito Santo, começa a ter essa inclinação em algo que é espiritual ou algo que se está fazendo para a Obra de Deus. Ex 36: 2 At 6:2.
Já a habilidade vem com treino sistemático de alguma obra.
Talento é recebido por todos os homens,