sistema Nervoso Autônomo
Sistema Nervoso
Autônomo
Alunos: Turma: 3ºEM2
Bruno
Gabriella
Mariana
Murillo
Vitor
Sumário
Introdução
Sistema nervoso Autônomo 3
I. Sistema Nervoso Simpático 3
II. Sistema Nervoso Parassimpático 4
III. Sistema Nervoso Entérico 5
Conclusão........................................................................................................................6
Bibliografia.......................................................................................................................6
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
É o sistema responsável pelo controle das funções viscerais como pressão arterial, mobilidade o trato gastrointestinal, vesical e sudorese.
Organização do sistema nervoso autônomo: este sistema é regulado por centros medulares, pelos núcleos do tronco encefálico como também pelo hipotálamo.
Anatomicamente fazemos a distinção de três sistemas que compõe o sistema nervoso autônomo: Simpático, Parassimpático e Entérico.
O SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO
O sistema nervoso simpático (SNS) faz parte do sistema nervoso autônomo (SNA), que também inclui o sistema nervoso parassimpático (SNP).
O sistema nervoso simpático estimula ações que permitem ao organismo responder a situações de estresse, como a reação de lutar, fugir ou uma discussão. Essas ações são: a aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, o aumento da adrenalina, a concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo e processam-se de forma automática, independentemente da nossa vontade.
Anatomicamente ele é formado por dois grupos de neurônios pré e pós-ganglionares. Seus neurônios pré-ganglionares se situam na medula espinhal, mais precisamente nos níveis de T1 a L2. Já os seus neurônios pós-ganglionares se situam próximo a coluna vertebral. Fato que justifica a existência de uma fibra pré-ganglionar curta e