Sistema Nervoso Entérico
Musculo liso - as principais caracteristicas: Ausência do padrão de bandas estriadas transversais. São inervados por um conjunto de fibras nervosas provenientes da divisão autônoma do sistema nervoso.
Corpos densos: similares as linhas Z servem para os filamentos de actina se apoiarem;
Presença de filamentos finos contendo actina (1/3) e grossos contendo miosina (2x)
Não existe alinhamento regular nos sarcômeros;
Quando a fibra se contraí, as regiões da membrana plasmática entre os pontos onde a actina é aderida se abaulam para fora;
Célula muscular lisa: forma de fuso com diâmetro que varia de 2-10 µm (versus 10-100 µm);
Células com único núcleo que são capazes de se dividir ao longo de toda vida do indivíduo;
Controle Neural da Função Gastrointestinal O TGI possui um sistema nervoso próprio (Sistema nervoso entérico), que se localiza integralmente na parede do intestino, começando no esôfago e se estendendo até o ânus. Controla especialmente a secreção e os movimentos gastrointestinais. O sistema entérico é composto de 2 plexos: Plexo Mioentérico e Plexo Submucoso.
Camadas do TGI: A parede da parte inferior do esôfago ao canal anal tem as mesmas quatro camadas básicas 1. Mucosa - revestimento interno. Constituída por; -Epitélio- Proteção do, secreção, absorção -Lâmina própria - tecido conjuntivo com vasos sanguíneos e linfáticos -Tecido linfático associado à mucosa -Muscular da mucosa - fina camada de músculo liso fazendo dobras para aumentar a área de superfície 2. Submucosa -Tecido conjuntivo que liga a mucosa à camada muscular
3. Muscular
- Músculo liso dispostos em fibras circulares internas e as fibras longitudinais exteriores - Plexo mioentérico entre as camadas de músculo 4.