sistema nao linear
Gelson Onir Pasetti, Leonardo Coral Silveira
Resumo
Este documento trata do estudo de controle de um pendulo invertido com toda inercial. É abordado o problema colocar o pendulo na posição inicial e também o controle para a permanência na posição mais alta. Para o problema de posicionamento inicial, foi usado um método de controle por estrutura variável (chaveamento) e para sustentar o sistema na posição mais alta foi usada a técnica de realimentação linearizante e um controle PD, formando ao final um controle híbrido para controlar o sistema em duas situações diferentes. São mostrados os resultados e simulações dos controles.
I - Introdução
O sistema do pêndulo invertido estudado é composto de uma haste rígida com uma das extremidades fixa com liberdade de rotação e na outra extremidade presa uma roda que também tem liberdade de rotação. Acoplado à roda existe um motor elétrico no qual pode ser controlado o torque.
Fig. 1 – Sistema de pêndulo invertido com roda inercial
O problema a ser controlado consiste em duas etapas: o controle para leva o sistema do repouso (pêndulo na posição mais baixa) até a posição mais alta e o controle de posição para manter o sistema na posição mais alta e rejeitar perturbações.
No item II apresentaremos uma explanação sobre a modelagem do sistema a ser estudado e em seguida, no item III, serão mostrados os pontos de equilíbrio do sistema, analisando sua estabilidade.
No item IV será analisado o sistema em malha aberta e logo após nos itens V e VI serão propostos um controle de subida e um controle de seguimento de referência, respectivamente. No item VII é mostrada uma simulação do sistema em MF e por fim no item VII encerra-se com algumas conclusões. II - Modelagem do sistema
O seguinte modelo matemático é considerado para representar o sistema físico:
onde
Fazendo uma substituição de variáveis para simplificar o sistema:
Fig. 2 –