Algebra
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ALGEBRA LINEAR
ATPS ETAPA 3
PATRICIA
JOINVILLE
28/10/2011
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 SISTEMA DE EQUAÇÃO LINEAR 4
2.1 EQUAÇÃO LINEAR 4
2.2 SOLUÇÃO DE EQUAÇÃO LINEAR 4
3 CLASSIFICAÇÃO DE UM SISTEMA LINEAR 5
4 MATRIZ AMPLIADA DO SISTEMA LINEAR 5
5 MATRIZ DOS COEFICIENTES 6
Formada pelos coeficientes das incógnitas do sistema, indicada pela letra A. 6
6 CONCLUSÃO 7
7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O referido trabalho ira apresentar a solução de sistemas lineares que é uma ferramenta matemática muito importante na engenharia. Normalmente os problemas não-lineares são solucionados por ferramentas lineares. As fontes mais comuns de problemas de equações lineares algébricas aplicados à engenharia incluem: aproximação de equações diferenciais ou integrais contínuas através de sistemas discretas e finitos; linearização local de sistemas de equações não lineares; ajuste de curvas em dados.
2 SISTEMA DE EQUAÇÃO LINEAR
Um sistema de equação linear pode ser definido como um conjunto de n equações com variáveis independentes entre si, na qual aij ( 1,2,3,4,.....n) são os coeficientes do sistema de equação Xi ( 1,2,3,4,......n) são as n incógnitas e bi ( i= 1,2,3,4......n) os termos independentes. Dois sistemas de equação linear são equivalentes se toda solução de qualquer um dos sistemas também é solução do outro. Uma solução de um sistema é uma seqüência de números que satisfaz as equações simultaneamente.
2.1 EQUAÇÃO LINEAR
Uma equação linear é uma equação envolvendo somas ou produtos de constantes e variáveis do primeiro grau; uma equação linear não pode conter potências nem produtos de variáveis. Equações lineares podem ter uma ou mais variáveis. Isso acontece naturalmente durante a modelagem de um fenômeno, sendo útil quando equações não-lineares