Teoria estruturalista
A Teoria Estruturalista inaugura os estudos acerca dos ambientes dentro do conceito de que a organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Até agora, a teoria administrativa havia se confinado aos estudos dos aspectos internos da organização dentro de uma concepção de sistema fechado.
Quando se inclui o ambiente na estrutura sistêmica, deve-se observar o papel na sobrevivência do sistema, do principal agente: o gestor (vide Administração) . Em um sistema fechado, no qual o ambiente pode ser um componente (ambiente interno), o gestor pode causar constantes reorganizações do sistema, perpetuando desperdícios. No sistema aberto, com o ambiente como o entorno do sistema (ambiente externo), a ação do gestor pode simplesmente destruir o sistema.
- os objetivos servem como unidade de medida para o estudioso deorganizações que tenta verificar e comparar a sua produtividade.Os objetivos são ideais que a organização pretende atingir etransformar em realidade. Dois modelos de organização:- modelos de sobrevivência: quando a organização desenvolveobjetivos que lhe permitem simplesmente existir e manter suaprodutividade;- modelos de eficiência: desenvolve objetivos que lhe permitem nãoapenas existir, mas também funcionar dentro de padrões de crescenteeficiência.O estabelecimento de objetivos por uma organização é intencional, éum processo de interação entre a organização e o ambiente.
Há cinco categorias de objetivos organizacionais
:A) Objetivos da sociedade: o ponto de referência é a