SISTEMA MUSCULAR
Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Catarinense – IFC
Campus Ibirama
Curso Técnico de Eletromecânica
Turma ELETRO13 – 2º ano
Disciplina: Biologia
Introdução
●
Neste trabalho, temos o intuito de apresentar os tecidos musculares. Conceito de Músculos
●
●
●
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento.
Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso.
Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.
Funções dos Músculos 1/2
●
●
Produção dos movimentos básicos: Tais como, correr e andar. Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
Funções dos Músculos 2/2
●
●
Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
Tecidos musculares
●
●
Os tecidos musculares são originados da mesoderme e estão presentes em boa parte do corpo.
Eles são subdivididos em:
- Tecidos musculares não estriado ou liso.
- Tecidos musculares estriado esquelético.
- Tecidos muscular estriado cardíaco.
Tecido Muscular não estriado 1/4
●
As células musculares lisas não apresentam estriação transversal, característica das células musculares esqueléticas e cardíacas. A razão disso é que os filamentos de actina