Sistema motivacional
Na atual conjuntura mercadológica e nos altos índices de concorrência as empresas necessitam motivar seus funcionários para que estes possam exercer um bom trabalho a fim de satisfazer os clientes, conseguir manter-se no ramo em que atua e gerar lucros. Para a geração de lucros a organização deve possuir recursos adequados e suficientes, inclusive financeiro.
Antes para colher alguns hectares de soja eram necessários mais de 200 pessoas trabalhando para conseguir executar um bom trabalho num curto espaço de tempo, hoje com as mudanças tecnológicas uma única maquina é capaz de fazer sozinha o trabalho que dantes era feito por essas pessoas. Mas, apesar de todos esses avanços tecnológicos o ser humano ainda é um recurso necessário, para fazer com que a roda do lucro gire, tendo em vista que enquanto pessoas somos diferentes de um modo geral, mas nossos desejos básicos são parecidos: realização profissional, pessoal, familiar, financeira, planejar um bom futuro para nos e nossos filhos. A conquista dos objetivos esta intimamente ligada à motivação e ao comportamento que a pessoa tem para realizar o trabalho que lhe foi proposto. Segundo Chiavenato:
O comportamento das pessoas dentro da organização é complexo e depende de fatores externos (decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, motivação, percepção do ambiente interno e externo, atitudes, emoções, valores etc.) e fatores externos (decorrentes do ambiente que o envolve das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, politicas, coesão grupal existente etc.) (CHIAVENATO, 2009, p.117).
Os atos e comportamentos de uma pessoa são guiados por suas necessidades, pelo que ela sente, pensa e acredita, mas também são guiados pelo meio em que ele vive, já que temos um grande contato com as novas tecnologias (internet, celulares) e estamos em movimento o tempo todo, ou seja, o