Sistema kanban
Utilização
Acionar o processo de fabricação apenas quando necessário;
b) Não permitir que a produção faça estoque com previsões futuras;
c) Parar a linha quando surgirem problemas não solucionados;
d) Permitir o controle visual do andamento do processo;
e) Ser acionado pelo operador;
f) Garantir a distribuição programada das ordens de serviço;
g) Produzir com lotes pequenos e
h) Entregar peças de acordo com a demanda.
Método
O sistema Kanban tradicional: Empregam painéis ou quadros de sinalização, chamados de Quadro-Kanban, junto aos pontos de armazenagem espalhados pela produção, com a finalidade de sinalizar o fluxo de movimentação e consumo dos itens a partir da fixação dos cartões Kanban nesses quadros;
- O sistema Kanban contenedor: Em situações onde existem contenedores específicos para cada tipo de item, pode-se substituir o cartão Kanban por um cartão afixado diretamente no contenedor com todas as informações necessárias a sua movimentação ou produção. Ao serem requisitados os itens constantes desse contenedor pelo cliente, o contenedor ficará vazio e, de imediato, autorizará a sua reposição.
- O sistema quadrado Kanban: Este sistema consiste em identificar no chão de fábrica um espaço pré-definido, ao lado da célula ou centro de trabalho, geralmente linha de montagem, com capacidade para um número predeterminado de itens.
O sistema Kanban Painel eletrônico: O uso de Painel eletrônico com lâmpadas coloridas
(vermelha, amarela e verde) para cada tipo de item, junto à célula ou centro de trabalho produtor, pode ser empregado para acelerar o fluxo de informações em relação ao método de cartões convencional. Nesse método, sempre que o usuário consumir um lote de itens, ele aciona eletronicamente o painel de seu fornecedor, que estará autorizado a produzir o item.
- O sistema Kanban informatizado: O Kanban pode ser informatizado através do emprego de computadores, dispositivos de entrada e saída de dados, e de uma rede de