Sistema Informações Gerenciais
Introdução
Uma empresa pode ser considerada um sistema que interagem entre si e tem um objetivo ou meta em comum. As várias partes da empresa podem ser consideradas subsistemas, pois, vistas isoladamente, obedecem à mesma definição.
As empresas estão, a todo o momento, tomando decisões, pois para a sua sobrevivência dentro do mercado é necessário que os executivos estejam sempre analisando a situação para decidir o rumo que tomar.
É de bom senso imaginar que esse tipo de decisão só pode ser tomado, com base em informações.
Por exemplo, uma empresa recebe informações de que suas vendas caíram. Em decorrência dessa informação, uma decisão deve ser tomada, como diminuir o preço do produto ou investir para melhorar a qualidade.
Conceito de S.I.G
O S.I.G é um conjunto de pessoas e softwares, organizados que fornecem e auxiliam as informações e as tarefas executadas pelos gestores da empresa.. Com base nesse conceito um Sistema de Informações Gerencial abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes. O foco de um SIG é a eficiência operacional.
A grande eficiência de que quando a empresa implanta um sistema de informação, ela contribui com todos os setores em que estes recebem informações através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações e são processadas e geradas assim que necessário, sendo o foco principal de um S.I.G. a eficiência operacional em estar auxiliando todos os departamentos da organização.
Este tema é de grande importância para as empresas que querem e pensam em sobreviver num mundo dinâmico, onde mercados financeiros flutuam constantemente, o cenário político é incerto, etc. Todos esses fatores adicionados a uma má gestão geram decisões equivocadas que levam ao insucesso de uma empresa. Portanto é de extrema valia implantar tal sistema, visto que não é mais um modismo de administração, mas sim algo