Sistema hematológico
O sistema hematológico consiste no sangue e nos locais que o sangue é produzido, incluindo a medula óssea. O sangue é um órgão especializado que difere dos outros órgãos pelo fato de existir em estado liquido. O sangue é composto de plasma e diversos tipos de células. O plasma é a porção liquida do sangue, ele contem várias proteínas, como albumina.
SANGUE
O componente celular do sangue consiste em três tipos principais de células: hemácias (células sanguíneas vermelhas), leucócitos (células sanguíneas brancas) e plaquetas.
Para funcionar, o sangue deve permanecer em seu estado normalmente liquido.
MEDULA ÓSSEA
É o local da formação da célula sanguínea. Ocupa o interior dos ossos e é o local de produção do sangue, para produção normal de eritrócitos é necessário: ferro, vitamina b12, b6, ácido fólico. A diminuição de qualquer desses fatores, influência na diminuição da produção dos glóbulos vermelhos.
ANEMIA
A anemia é uma condição em que a concentração de homoglobina esta abaixo do normal, reflete a presença de uma quantidade menor de eritrócitos que o normal dentro da circulação.
Tipos de anemia: PERDA DE ERITROCITOS: ocorre com o sangramento, potencialmente a partir de qualquer fonte importante, como o trato gastrintestinal, útero, nariz, ou uma ferida.
PRODUÇAO DIMINUIDA DE ERITROCITOS: pode ser causada por uma deficiência nos co fatores (acido fólico, ferro, vitamina b12).
DESTRUIÇAO AUMENTADA DE ERITROCITOS: pode ocorrer por que a medula óssea produz eritrócitos anormais que, em seguida, são destruídos (anemia falciforme).
Diagnósticos e tratamento
Através da sintomatologia apresentada e exames laboratoriais.Tratamento clinico fornecimento de vitaminas, acido fólico e transfusão