Sistema Hematologico
BRUNA MARIA MENEZES DE OLIVEIRA
ANGEL DA SILVA SERRÃO
THAMMILA TÁSSIA GOMES PESQUEIRA
ANTONIETA
WANDERLAINE
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
MANAUS 2013
BRUNA MARIA MENEZES DE OLIVEIRA
ANGEL DA SILVA SERRÃO
THAMMILA TÁSSIA GOMES PESQUEIRA
ANTONIETA
WANDERLAINE
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
Trabalho apresentado ao Professor Sérgio da disciplina de Anatomia da turma turno Matutino do curso de Técnico em Enfermagem.
MANAUS 2013
Introdução
O trabalho em questão aborda sobre o sistema nervoso autônomo que é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura edigestão.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
Controla a vida vegetativa, sem que o indivíduo tome consciência. Ex.: temperatura corporal, frequência cardíaca, secreção de suor, expulsão da urina, mobilidade e as secreções digestivas.
Subdivide-se em dois, o parassimpático e o simpático, que trabalham em conjunto para provocar efeitos opostos em muitas áreas do organismo. Ex.: se o simpático acelera as batidas do coração, o parassimpático entra em ação diminuindo o ritmo cardíaco. Os elementos que o compõem constituem duas grandes estruturações nervosas ou subdivisões conhecidas pelos nomes de: Sistema Nervoso Simpático; Sistema Nervoso Parassimpático.
Sistema Nervoso Simpático
Sendo parte integrante do Sistema Nervoso Autônomo, o simpático atua independentemente da nossa vontade e coordena funções vitais como a circulação, a respiração, a digestão, etc. A sua atuação é feita de forma equilibrada e moderada, graças à existência do outro grupamento nervoso autônomo chamado parassimpático, que, de uma maneira geral, atua de forma contrária ou antagônica. Assim, o simpático acelera os batimentos do coração, enquanto que o parassimpático diminui a frequência destes batimentos. Do equilíbrio entre o estímulo