SISTEMA GENITAL FEMININO
O sistema genital feminino é constituído internamente por dois ovários, duas tubas uterinas, trompas de falópio e o útero. A vagina é um canal com abertura para o exterior do corpo, comunicante com a vulva ou pudendo.
Os pares de ovários, com morfologia arredondada e diâmetro médio de 4cm, responsáveis pela formação e maturação de gametas e produção de hormônios (estrógeno e progesterona), seguem disposição bilateral.
As tubas uterinas captam e transportam os óvulos (ovócitos primários) expelidos do ovário durante a ovulação. Nesse transporte, os óvulos são recepcionados inicialmente pelas fímbrias do oviduto (estrutura filamentosa), voltadas para a cavidade peritoneal. O conduto da tuba é um órgão oco e musculoso, que desemboca na cavidade do útero. Em sua parte terço lateral normalmente ocorre a fecundação.
Localizado entre a bexiga e o reto, posiciona-se o útero, também um órgão oco em forma de pêra, cuja função é receber o ovo ou zigoto, alojando o desenvolvimento do embrião.
A partir da base ou colo do útero, projeta-se a vaginal. Esse órgão, além de receber o pênis durante a relação sexual, também conduz a secreção menstrual e permite, com sua elasticidade, a dilatação que proporciona o nascimento do feto na ocasião do parto.
No limiar da vagina com a vulva, situa-se o hímen, uma extensão de tecido epitelial proveniente da vagina, formando uma membrana que depois de rompida com a primeira relação sexual, indica a situação deflorável do organismo feminino (aspecto, puramente social).
A vulva, órgão externo da genitália, é formada por pequenos e grandes lábios (dobras de tecido adiposo protegendo a abertura da vagina) e o clitóris, apêndice sensível, é formado pela junção dos pequenos lábios na porção superior da vulva.
No organismo feminino, diferente do masculino, o sistema genital não compartilha alguns órgãos com o sistema excretor, assim,
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br
Doenças do