sistema financeiro
1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A realização dos objetivos empresariais exige a administração segura e eficiente dos recursos financeiros, o ‘sangue’ de uma organização. E no segmento da engenharia civil não poderia ser diferente.
Toda empresa deve ser gerida de maneira eficaz e eficiente os recursos para que sua situação financeira permaneça solida de forma a alcançar objetivos estratégicos.
A área financeira de uma organização lida com um dos recursos mais indispensáveis para seu funcionamento: o dinheiro. A administração financeira compreende o conjunto de atividades relacionadas com a gestão do fluxo de recursos financeiros na organização e tem a dupla responsabilidade de captar os recursos necessários às atividades da empresa e aloca-los de forma a alcançar os objetivos organizacionais. Uma vez que tais recursos são indispensáveis, a administração financeira assume papel fundamental no desenvolvimento de todas as atividades empresariais, contribuindo, de forma decisiva, para o sucesso do negócio.
2 SISTEMA FINANCEIRO O sistema financeiro engloba instituições e mercados financeiros cujo principal objetivo é a alocação de recursos na economia. A compreensão do funcionamento dessas instituições e mercado é fundamental para a atividade de um administrador. As instituições financeiras têm por função intermediar as transferências de recursos entre agentes geradores de poupança e agentes carentes de capital. No Brasil, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituído por instituições públicas e privadas. O órgão máximo do SFN é o conselho monetário nacional (CMN), órgão normativo que define as diretrizes de funcionamento do sistema e formula as políticas monetárias e de crédito da economia. Entre as principais