laboratótio fisica 1 relatorio 2
LABORATÓRIO DE FÍSICA I
EXPERIÊNCIA 2 - MOVIMENTO RETÍLINEO
GUARULHOS - SP
2014
EXPERIÊNCIA 2 - MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Atividade realizada em laboratório de física com o objetivo de reconhecer as condições nas quais podemos afirmar que um movimento é uniforme. Quando um corpo se descola com velocidade constante, ao longo de uma trajetória retilínea, dizemos que o seu movimento é retilíneo uniforme.
Decorre imediatamente que, se a velocidade é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a velocidade média, qualquer seja o intervalo de tempo considerado.
FUNDAMENTO TEÓRICO O movimento retilíneo uniforme é um dos movimentos mais estudados na Cinemática. Aparece muito raramente na vida prática. No entanto, seu estudo serve de base para a compreensão de movimentos mais complexos. Para entendê-lo melhor, vamos recordar alguns conceitos: Movimento: deslocamentos de um corpo em relação a um referencial. Retilíneo: de trajetória reta. Uniforme: sem variação do módulo da velocidade. O móvel percorre caminhos iguais em tempos iguais. Sendo o movimento retilíneo e uniforme, podemos também afirmar que sua aceleração é nula. Assim sendo, movimento retilíneo uniforme é aquele cuja trajetória é uma reta e cujo módulo da velocidade permanece constante. A equação horária tempo Gráfico ESPAÇO X TEMPO no M.R.U. O gráfico ESPAÇO X TEMPO de um movimento retilíneo e uniforme será sempre uma reta inclinada. A declividade desta reta (ΔS/Δt) representa, numericamente, a velocidade do móvel. Esta declividade é também expressa pela tangente do ângulo A da linha reta com o eixo x. Gráfico VELOCIDADE X TEMPO no M.R.U. A principal característica do MRU é o fato de o módulo da velocidade ser constante com o decorrer do tempo.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Utilizou-se um equipamento chamado plano inclinado para observar o movimento retilíneo uniforme. A